A teologia de Jesus

Uma coisa que sempre me incomodou na Bíblia é o fato de que os apóstolos não faziam perguntas teológicas a Jesus. Eu até me irritava com isso, pois se eu tivesse a oportunidade de conversar tête-à-tête com Deus encarnado, o encheria de perguntas o tempo todo.

Mas agora eu começo a ver sentido no aprendizado silencioso dos apóstolos. Digo isso porque muitas das questões teológicas amplamente discutidas hoje, às vezes não tem o objetivo de nos fazer conhecer melhor o nosso Senhor, mas são apenas fruto da pretensiosa mania da criatura desejar compreender toda a absoluta e infinita natureza do Criador.

Não estou dizendo que seja errado fazer perguntas teológicas, mas vejo que elas não são a melhor maneira de aprender sobre Deus. Por que eu penso assim? Em primeiro lugar porque muitas perguntas simplesmente não têm uma resposta que a limitada mente humana possa compreender e geram debates que já duram séculos, e em segundo lugar – e o mais importante – é que eu creio que nós aprendemos muito mais ouvindo, observando e participando do agir de Deus. Se pensarmos bem, foi esse o método pelo qual Jesus ensinou seus discípulos, eles aprenderam sobre Jesus participando da sua vida. Jesus não montou um seminário teológico ou um curso avançado nas sinagogas. Aliás, Jesus poderia ter escolhido os melhores mestres da Lei para serem seus discípulos, isso faria mais sentido, afinal eles já teriam uma ótima “base teórica” e então fariam uma espécie de “pós-graduação” com Ele. Mas contrariando toda a lógica humana, Jesus escolheu gente comum, que não tinha tanto conhecimento quanto os doutores da Lei e os sacerdotes, escolheu até alguns pescadores, talvez eles fossem tão simples que se sentiam até acanhados para perguntar algo. Mas eles aprenderam na prática, vivenciando de perto o poderoso agir de Deus na Terra através de Cristo.

Começo a pensar que seja a hora de buscar isso também, aprender sobre Deus não só pelo conhecimento teológico, mas participando do agir do seu Espírito Santo hoje. É claro que a leitura da Bíblia deve ser uma constante na vida de todos, mas Jesus nos alerta para dois erros de igual importância: “Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. Mateus 22:29

Anúncios

One Response to A teologia de Jesus

  1. José disse:

    Todos os dias nos é dado centenas de lições práticas de coisas boas que Deus deixou que visse-mos, mas em muitos casos essas centenas são ofuscadas por uma ou duas coisas ruins.
    O simples é belo, e sabe-lo ve-lo mais belo ainda, enquanto não aprender-mos a ver as coisas com bons olhos e praticar-mos essas lições seremos isso que somos, nada mais.
    Parabéns pelo blog e textos, estou sempre acompanhando as atualizações preguiçosas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: