Decepcionada com o século XXI

Quando eu era criança, amava assistir o desenho Jetsons e o filme De Volta para o Futuro, eu sonhava com os anos 2000 pra poder ter um carro que voa. Quem dera minha maior frustração com o século XXI fosse essa… Às vezes eu tenho a sensação de que a humanidade deixou de progredir e entrou numa curva descendente. De que adiantou a conquista da recompensa pelo trabalho, se as pessoas estão cada vez mais preguiçosas? De que adiantou a facilidade de acesso às informações, se as pessoas estão cada vez mais burras? De que adiantaram as lutas pela representatividade democrática, se os representantes veem o povo como mercadoria? De que adiantou a evolução dos meios de comunicação se estamos nos distanciando cada vez mais das pessoas? De que adiantou Freud mostrar as ligações da sexualidade com a psique, se as pessoas estão se comportando como animais no cio? De que adiantou a luta para a liberdade de expressão, se as pessoas não sabem usar isso sem ofender? O atentado ao Jornal Chalie Hebdo chocou o mundo ocidental, claro que também fiquei chocada, penso que nada justifica tal ato, que isto fique bem claro. Mas por que esse desdém insistente do jornal com tudo aquilo que os teístas (de qualquer religião) acham importante? Há muitos anos eles humilham qualquer um que não seja ateu. Crer é ridículo para eles, mas a isso lhes dá o direito de ridicularizar e humilhar quem pensa diferente? Lutou-se tanto por liberdade de expressão pra isso?

charlie ebdo

Estou realmente decepcionada, não com a tecnologia, mas com a humanidade, muitos estão parecendo com a carta de Apocalipse à igreja de Laudicéia: “Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu”.  O homem conquistou tantas coisas, mas se perdeu…
Hoje entendo como bem disse um amigo meu: que o ser humano só pode “evoluir” na medida em que ele se entrega e se relaciona com Cristo, que é a fonte de tudo o que é bom. O contrário também é verdade: quanto mais distante de Deus o homem estiver, mais ele se bestializará e se tornará refém de suas próprias inclinações perversas.

Deixe um comentário

