Jesus

Ler evangelho de João cap 3

Os evangelhos têm uma riqueza particular entre todos os livros da Bíblia. Quando lemos, por exemplo, os ensinamentos do apóstolo Pedro ou de Paulo, que dão orientações sobre a vida cristã e também ensinam sobre a redenção nas cartas escritas às igrejas, eles escrevem a respeito de Jesus Cristo, mas aqui é o próprio Filho de Deus ensinando. É o relato da própria vida Dele, há uma unção diferente, como disse João Batista: “Aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, pois Deus lhe dá o Espírito sem medida.” (João 3:34)

Jesus não veio somente para ensinar sobre a redenção como Pedro, Paulo, Tiago.. Ele é a própria redenção, “Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá” (João 11:25). Ele não veio somente para batizar um batismo simbólico nas águas, como fazia João Batista, mas como o próprio João Batista disse: “Eu, em verdade, tenho-vos batizado com água; Ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo.” Marcos 1:8

Os profetas do Antigo Testamento anunciavam a vinda do Redentor, os discípulos no Novo Testamento testificavam a respeito Dele, mas Jesus é a própria redenção, a própria luz, a própria vida. “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.” (João 1:1-4)

“Aquele que vem de cima é sobre todos; aquele que vem da terra pertence à terra, e fala como alguém da terra. Aquele que vem do céu é sobre todos.” (João 3:31)

Neste capítulo 3 do evangelho de João, vemos Jesus explicando claramente para Nicodemos a diferença entre a vida celestial, verdadeira e incorruptível; e a vida terrena, passageira, enganosa e corruptível. Nicodemos não entendia, porque “aquele que vem da terra pertence à terra, e fala como alguém da terra”, mas “Aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus”. Jesus estava explicando as coisas do céu para alguém da terra, coisas espirituais para alguém carnal; por isso Ele disse: “O que é nascido da carne, é carne, mas o que é nascido do Espírito, é espírito. Não te maravilhes de eu te dizer: Necessário vos é nascer de novo”. (João 3: 6-7)

Quando Deus criou o homem, Ele o criou um ser espiritual, não só carnal. “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.” Gênesis 2:7 Observe que além de ser uma alma vivente, Deus soprou no homem o fôlego da vida. São duas coisas distintas, pois Deus não soprou nos animais o fôlego da vida, mas Ele também os chamou de alma vivente (ver Gênesis 9:12).

Mas como então passamos a ser carnais e não espirituais? “Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” (Gênesis 2:17). Sabemos que Adão e Eva não caíram com seus corpos mortos no chão no dia em que comeram do fruto proibido, então o que morreu? A resposta é: o espírito do homem, que tinha comunhão com Deus, porque “Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade” (João 4:24). O homem se tornou morto no espírito, e sua vida meramente carnal, separada de Deus. “ “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.” (Romanos 5:12). “Porque todos pecaram e estão separados da presença gloriosa de Deus” (Romanos 3:23 – NTLH)

Por isso Jesus é a figura central de toda a Criação. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez. Ele estava na Criação da vida e também é a ressurreição da vida do homem, Ele é a própria ressurreição e a vida!
Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.”  (1 Coríntios 15:21,22)

Por isso que Jesus disse e repetiu para Nicodemos: Necessário vos é nascer de novo. Jesus é a ressurreição e a vida, só Ele pode nos vivificar. “E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas” (Colossenses 2:13).

Este é o maior milagre de todos. A vida nova para os que estavam mortos e eternamente separados de Deus, “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; (João 1:12). Os que nascem da água e do Espírito agora estão reconciliados com Deus, podem novamente ter comunhão eterna com Deus, e quando este corpo corruptível morrer, ganharão novo corpo imortal.

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós, que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo.” (1 Pedro 1:3-5)

“Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade. E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória.” (1 Coríntios 15:52-54)

Amém.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: